Ações de apoio e acompanhamento discente

O Planejamento Estratégico da UFC definiu como um dos objetivos gerais do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) o aumento da taxa de permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Em consonância com esse objetivo, o IEFES elegeu combater a evasão dos alunos dos cursos de Educação Física, mediante três ações: a) Divulgação para os alunos dos projetos de apoio ao estudante; b) Criação de sistemática de identificação e acompanhamento dos alunos com vulnerabilidade social e c) Propor projetos de graduação de combate à evasão.

Em 2016, o IEFES vai ofertar uma oficina de produção textual, para aprimorar a escrita acadêmica dos estudantes de Educação Física. Acesse para mais informações sobre a Oficina de Produção Textual.

Em atendimento à primeira ação elencamos e divulgamos para a comunidade educativa do IEFES os programas de assistência aos estudantes de graduação que a Universidade Federal do Ceará oferece por meio de suas coordenadorias:

1.CAD – Coordenadoria de Acompanhamento Discente

2.Programa de Residência Universitária

3.Auxílio Moradia/Residência

4.Restaurante Universitário

5.Programa Ajuda de Custo

6.Acompanhamento Psicopedagógico, Psicológico e Psicossocial – PAPEU (Três setores: Atenção Psicossocial; Acompanhamento Psicopedagógico; Acompanhamento Psicológico e Psicanalítico) –

7.Diretório Central dos Estudantes

8.Bolsas e Auxílios para Alunos da Graduação: Neste link estão disponíveis informações sobre as bolsas abaixo citadas:
a) Bolsa de Administração
b) Bolsa da Agência Nacional de Petróleo
c) Bolsa de Administração
d) Bolsa da Casa de José de Alencar
e) Bolsa de Cultura e Arte
f) Bolsa de Extensão
g) Bolsa de Estudantes Alemães
h) Bolsa de Estudos Promisaes
i) Bolsa de Informática
j) Bolsa de Iniciação Acadêmica
k) Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/UFC
l) Bolsa de Monitoria de Aprendizagem Cooperativa – PACCE
m) Bolsa de Monitoria de Iniciação à Docência – PID
n) Bolsa de Monitoria de Projetos de Graduação
o) Programa Especial e Treinamento – PET
p) Bolsa de Incentivo ao Desporto

A preocupação com o estudante universitário, na perspectiva da formação integral e do desenvolvimento de suas potencialidades é um imperativo para a Universidade. O IEFES elabora e realiza Projetos de Graduação, os quais têm como objetivos: a) Reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC; b) Contribuir para uma melhor ambientação do estudante nos primeiros semestres da graduação; c) Aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC; d) Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação; e) Contribuir para o processo de formação do estudante de graduação; f) Valorizar, academicamente, a contribuição do graduando em projetos.

No site do IEFES divulgamos os PROJETOS DE EXTENSÃO que são ricos espaços de aprendizagem para discentes, que podem participar com bolsas ou como voluntários. Conheçam os projetos em andamento na pagina da extensão do IEFES.

PROJETO 01: “Inter-Ações na Perspectiva do Formar-Se”
Tornar a formação profissional em educação física significativa para os estudantes em formação é um dos principais desafios que podem contribuir para uma maior identificação com a área, desde o começo do curso. Ao ingressarem no curso de educação física, os estudantes já apresentam um grande repertório de experiências sociocorporais e, algumas destas experiências transformam-se em estratégias tanto para hierarquizar/valorizar unidades curriculares no interior do curso, quanto para escolher e se relacionar com os saberes dessas unidades. Ao privilegiar neste projeto, momentos de Inter-Ações para compartilhar saberes, conhecimentos, vivências, experiências, práticas reflexivas, não somente entre os estudantes do curso de educação física, mas também, com professores de educação física das escolas, profissionais de educação física do âmbito não-formal, estaremos contribuindo para a melhor aproximação com a área e o campo profissional, permitindo que os estudantes possam, desde o início do curso, pensar em seu processo formativo, na perspectiva do forma-se no lugar de ser formado. E isto, por extensão colabora para redução do índice de evasão ocasionado pela não relação com a área no contexto inicial do curso. A principal meta deste projeto foi a promoção de um re-viver, (re) experimentar, (re) criar as experiências adquiridas durante o percurso da formação pessoal, possibilitando o (re) pensar das mesmas, com vistas à constituição da identidade profissional, por meio da contribuição para a constituição de um projeto de significação e sentido para os estudantes, potencializando o reconhecimento e (re) descoberta de si. Assim, as atividades e os objetivos propostos se coadunam com esta meta.

Público-alvo: Estudantes universitários
Docente responsável: Prof.ª Eleni Henrique – melenih@hotmail.com

Caso tenha alguma ocorrência específica e o discente queira comunicar, sem precisar identificar-se nominalmente, sugerimos preencher o Registro de Ocorrências.

A Assessoria de Apoio Pedagógico do IEFES fica à disposição para agendamento de horário, caso o discente deseje buscar esclarecimentos específicos:  socorro_ufc@hotmail.com