UFC alcança nota máxima em 13 cursos no ENADE 2019 nas áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura
Data da publicação: 21 de outubro de 2020 Categoria: NotíciasA Universidade Federal do Ceará garantiu conceito máximo em 13 graduações na classificação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2019, entre 26 cursos avaliados das áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura. Dois deles ainda receberam nota máxima contínua, maior valor possível no exame. A divulgação dos dados foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nesta terça-feira (20).
Receberam nota 5 os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física – Bacharelado (cursos Integral e Noturno), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil (de Fortaleza, Crateús e Russas), Engenharia de Produção (Russas), Farmácia, Fisioterapia, Medicina (Fortaleza) e Odontologia (Sobral).
Já as graduações avaliadas com conceito 4 são, ao todo, 11: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação (Quixadá), Engenharia Elétrica (de Fortaleza e Sobral), Engenharia Mecânica (de Fortaleza e Russas), Engenharia Química, Medicina (Sobral), Odontologia (Fortaleza) e Zootecnia. Apenas dois cursos apresentam conceito 3: ambos Engenharia de Computação, de Fortaleza e Sobral.
Ao parabenizar o desempenho dos cursos no exame, a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, lembra que a prova é realizada pelo estudante, mas quem é avaliado é o curso. “Uma boa nota no ENADE significa que o curso, em termos de currículo e de princípios formativos, está contribuindo significativamente para a qualidade da formação profissional dos estudantes. Cursos com notas máximas refletem a excelência na formação“, destaca.
NOTA MÁXIMA CONTÍNUA – Entre os cursos avaliados com nota 5, destacam-se os de Enfermagem e Farmácia, ambos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), que alcançaram nota máxima contínua (5.0000), o maior valor possível entre os intervalos de nota. Esta é a primeira vez que dois cursos da mesma unidade acadêmica da UFC chegam à nota máxima em uma mesma edição do exame.
Ao compartilharem a alegria da conquista, as docentes Joselany Caetano e Zirlane Coêlho, coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Farmácia, respectivamente, ressaltaram também o empenho de estudantes, professores e coordenadores, além da equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que ajudou a explicar aos estudantes a importância do exame para os cursos universitários.
“Isso é resultado de muito trabalho, de muito esforço, de uma equipe muito dedicada, da atuação do corpo docente e do empenho dos alunos. Estamos colhendo os frutos do esforço de alunos e professores. A gente trabalha o curso todo nessa perspectiva de dar o melhor. A enfermagem cearense merece uma enfermagem de qualidade”, celebra a Profª Joselany Caetano.
A coordenadora do Curso de Farmácia conta que os estudantes se envolveram no ENADE: participaram de reuniões que explicavam a importância da prova para o curso, estudaram individualmente e até formaram grupos de estudo. “O mérito é dos professores e dos alunos convocados”, afirma, lembrando que a graduação em Farmácia já havia atingido a nota máxima na edição do ENADE em 2016. “O Curso de Farmácia é bicampeão”, comemora Zirlane Coêlho.
IDD – Foram divulgados ainda os números do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o indicador busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no ENADE e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Dois cursos atingiram nota 5 nesse indicador: Engenharia Civil (Crateús) e Engenharia de Produção (Russas). Sete cursos chegaram à nota 4: Engenharia Civil (Russas), Engenharia de Computação (Quixadá), Engenharia Mecânica (Russas), Fisioterapia, Medicina (Fortaleza e Sobral) e Odontologia (Sobral). Os outros 17 cursos tiveram nota 3.
EXAME – O ENADE, aplicado pelo INEP, avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação da prova ocorreu em 2004, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
A próxima prova, antes prevista para novembro deste ano, foi adiada para 2021 por conta da pandemia de covid-19, com aplicação para estudantes de 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, com foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins.
Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD/UFC– e-mail: copav@prograd.ufc.br