Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Educação Física e Esportes

Área do conteúdo

Histórico

 
Foi em 1992 que a Universidade Federal do Ceará lançou a primeira semente para o surgimento do curso de Educação Física da instituição. Desde a primeira turma, que ingressou em 1993 e era composta por apenas seis alunos.

 

O curso de Educação Física surgiu a partir de um esforço coletivo, realizado, principalmente, pelos professores da Coordenadoria de Esportes e Lazer (CEFEL) e da Faculdade de Educação (FACED), reunidos sob a coordenação da professora Maria Estela Araújo Fernandes, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino.

 

Nos primeiros anos, a Educação Física integrava a FACED, juntamente com o curso de Pedagogia, no Campus do Benfica. O primeiro reordenamento curricular ocorreu em 2002, por meio da Portaria 824, de 22 de março de 2002, D.O.U. de 27 de março de 2002. Com o reordenamento curricular, veio também o reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação), o que representa a boa confiabilidade e credibilidade que o curso foi adquirindo ao longo dos anos.

 

Nesta época, era ofertado o curso de licenciatura em Educação Física, voltado para a formação de professores. Em 2006, foi implantado também o curso de bacharelado.

 

A Faculdade de Educação (FACED), incluía, até 2009, os cursos de Pedagogia e Educação Física. Havia, no entanto, a necessidade de ampliação dos espaços físicos para a prática de atividades no âmbito do curso de Educação Física, o que acabou levando aos esforços que deram início ao IEFES (Instituto de Educação Física e Esportes), localizado no Campus do Pici e em funcionamento desde 2009.

 

O Colegiado do Curso aprovou a criação do IEFES em 24 de março de 2009, autorizando, inclusive, a transferência do curso para as novas instalações, no Centro Esportivo do Campus do Pici. Atualmente, o IEFES encontra-se em ampla expansão, sendo um dos três locais no Ceará destinados a treinamento esportivo no período que antecede as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Além da ampliação e melhoria dos espaços de práticas esportivas, a transferência para o IEFES permitiu o crescimento do curso no que diz respeito ao número de funcionários (acrescentando tanto professores efetivos quanto técnico-administrativos) e ao aumento de vagas ofertadas semestralmente para ingressantes no curso.

 

O curso vem crescendo admiravelmente: hoje, conta com uma estrutura da qual fazem parte pista de atletismo, piscina, ginásio poliesportivo, campo de futebol, entre outros equipamentos. Além disso, o quadro de funcionários também tem aumentado: novos concursos atraem professores e técnico-administrativos. Atualmente ofertam os cursos de Bacharelado e de Licenciatura, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), no Campus do Pici, em Fortaleza.

 

É a partir dessas perspectivas de crescimento e expansão que o curso de Educação Física da UFC se encontra, voltado para a melhoria da oferta de ensino, pesquisa e extensão nessa área essencial para o conhecimento humano.

 

No ano de 2013 os diversos saberes que compõem o currículo da Educação Física estiveram firmemente contemplados no IEFES. De fato, o ano foi marcado por colóquios, encontros, projetos de pesquisa e extensão, palestras e atividades extracurriculares que discutiram, apresentaram e ofereceram à comunidade acadêmica e ao público em geral as possibilidades práticas e teóricas da Educação Física como campo do conhecimento e também como possibilidade prática de busca por uma melhor qualidade de vida.

 

Visando à missão do IEFES de promover a formação integral do profissional de educação física, foi ofertada, aos estudantes, aos professores e à comunidade em geral, a possibilidade de aperfeiçoamento, aprofundamento e integração de saberes diversificados, institucionalizando um desenvolvimento que se pretende completo, em busca da formação de excelência que contribuindo para oportunizar o desenvolvimento das atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão para transformações no campo social, político, cultural e científico.

 

Diante da busca pela consecução dos objetivos e metas mais amplos do Instituto, também celebramos os vinte anos do curso de Educação Física. Uma trajetória rica de contribuições, divisão de conhecimentos e construções. Entendo-se como fortificado a partir da instituição do IEFES, o curso de Educação Física comemora duas décadas de existência sentindo-se mais robusto do que nunca, esperando encontrar num futuro próximo as dádivas cultivadas no presente. Já pensando nesse crescimento, alargamos as discussões para a constituição de um Mestrado Acadêmico, logo no começo do primeiro semestre de 2013.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo