Sobre o IEFES
Organograma do Instituto de Educação Física e Esportes | UFC
O IEFES – Instituto de Educação Física e Esportes – foi idealizado como um Instituto plural com finalidades formativas, de ensino, pesquisa e extensão, sintonizado com os valores e objetivos sociais de nossa sociedade, como a qualidade de vida, a cidadania e a inclusão social via práticas corporais e esportivas, o qual tem como objetivo fundamental constituir-se como um polo aglutinador de profissionais, pesquisadores em torno de interesses comuns, bem como uma instância de produção e difusão de saberes relacionados à cultura corporal, a atividade física e saúde e o esporte.
Encontra-se disponível o Regimento Interno do Instituto de Educação Física e Esportes, elaborado em 2016 e acessível para conhecimento de toda comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará.
Destaca-se, como fruto destes investimentos o resultado dos egressos no ENADE – EXAME NACIONAL DE CURSOS de 2010. O curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Ceará atingiu a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), referente às avaliações realizadas no ano de 2010. Se considerado o resultado bruto de 4,77, o Curso da UFC projeta-se como o segundo colocado nacionalmente e primeiro da região Norte/Nordeste. Ficou na 24ª posição entre todos os cursos avaliados nas diversas áreas de conhecimento. A pontuação alcançada expressa a qualidade dos alunos do Instituto de Educação Física e Esportes -IEFES, apontando ainda o alto valor formativo que a Universidade lhes proporciona, o que pode fazer uma grande diferença no campo de trabalho. O resultado é atribuído ao empenho dos alunos e à dedicação e compromisso dos professores, que têm buscado a excelência na formação e na qualidade do projeto pedagógico, além do apoio e investimentos realizados pela Administração Superior da UFC nos últimos dois anos. Isto possibilitou a criação do IEFES, a revitalização da infraestrutura do parque esportivo, a ampliação do número de docentes doutores e mestres e elevação do número de bolsas destinadas aos alunos, dentre outras melhorias. O ENADE mensura a qualidade do curso e o compara com os demais. Os conceitos também contribuem para o Índice Geral dos Cursos (IGC), pontuação obtida pela UFC no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).