Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Educação Física e Esportes

Área do conteúdo

Professor Otávio Balzano, do IEFES, ministra seminário sobre implementação de método inovador no Ceará Sporting Club

Data da publicação: 28 de janeiro de 2020 Categoria: Notícias Tags: , , , , , , ,
Profº Otávio Balzano

Profº Otávio Balzano, repassando orientações para alunos da UFC.

Docente do Instituto de Educação Física e Esportes, o professor Otávio Nogueira Balzano, realizou um trabalho inovador na área de futebol e futsal com a instituição Ceará Sporting Club, clube de grande referência no Estado e detentor do maior número de torcedores entre clubes locais, segundo pesquisa divulgada em 2019. Entre os dias 23 e 24 de janeiro, o Professor Otávio ministrou um seminário na cidade Vozão, com objetivo de orientar sobre este método inovador na iniciação de atletas no futsal e futebol.

Otávio Balzano é Professor Adjunto de futebol e futsal da Universidade Federal do Ceará, lotado no IEFES. Atualmente doutorando em Educação pela Universidade La Salle, Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Especialista em Pedagogia do Treinamento Esportivo pela ESEF-UFRGS, autor de diversos livros e artigos relacionados ao futebol e futsal e precursor do treinamento conjunto do futsal e futebol no Brasil.

Logo abaixo temos a notícia completa divulgada no portal do clube, informando sobre a implementação do método no Ceará Sporting Club, sua relevância e importância para todos os atletas de futebol e futsal.

 

Profº Otávio Balzano, participa da implementação de método inovador no Ceará S.C.

Mais uma vez o Ceará Sporting Club inova e se mostra um clube que trabalha de forma visionária. O Alvinegro de Porangabuçu irá implementar a partir deste ano o método Futebol Total na iniciação dos atletas de suas categorias de base, unificando a forma de início da formação de novos atletas para o futebol.

O método consiste em oferecer às crianças que estão iniciando suas trajetórias no esporte  a maior quantidade possível de vivências no futebol, independente do terreno onde ele esteja sendo jogado, para que os pequenos possam adquirir as valências necessárias para que se tornem atletas mais completos no futuro. O foco do método está nos atletas entre 6 e 13 anos, período da maturação do atleta chamado de iniciação, ou seja, onde a criança está tendo seus primeiros contatos com o mundo do futebol.

Para trazer às suas crianças esta maior quantidade possível de valências, o Ceará Sporting Club irá unificar suas categorias e ofertar aos atletas os treinos do futebol de campo, tanto em grama natural, quanto sintética e, também, o futsal. Uma vez unificadas as categorias entre 6 e 13 anos, o clube irá possuir uma única comissão para cada categoria dessas, com profissionais se valendo de suas formações e vivências nos diversos esportes trabalhados, e com recursos técnicos para estimular o desenvolvimento de cada atleta deste, em todos os tipos trabalhados do futebol.

Para trazer aos profissionais do clube o máximo de subsídio técnico para este trabalho, o Ceará Sporting Club está realizando, na Cidade Vozão, com seus profissionais um seminário ministrado por Otávio Nogueira Balzano, Professor Adjunto de futebol e futsal do IEFES/UFC, doutorando em Educação pela Universidade La Salle, Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Especialista em Pedagogia do Treinamento Esportivo pela ESEF-UFRGS, autor de diversos livros e artigos relacionados ao futebol e futsal e precursor do treinamento conjunto do futsal e futebol no Brasil. O seminário acontece nesta quinta-feira, 23/01 e, também, na sexta-feira, 24/01, entre 08h30m e 12h30m.

Armando Dessessards, Coordenador Técnico do Ceará Sporting Club, falou sobre o novo método de trabalhos que o clube está implementando e sobre o diferencial dele na iniciação dos atletas. “Na idade mais latente do desenvolvimento motor da criança, a gente procura dar o máximo de experiências possível para que essa criança desenvolva, ao máximo, os aspectos cognitivos da prática do futebol. De uma forma mais organizada, mais controlada, por uma comissão técnica, apenas, por categoria, vão ser disponibilizadas as práticas do futebol em diversos tipos de piso, bem como, democratiza o processo da iniciação, pois vamos conseguir atender um maior número de crianças, oferecendo a elas as mesmas oportunidades e vivências”, afirmou Armando.

A estratégia que é aplicado por grandes clubes do futebol nacional e internacional prevê, também, que aos 14 anos, quando o atleta entra no chamado período de formação de seu crescimento como atleta, ele possa escolher, junto às comissões do clube, qual tipo do futebol pretende seguir, tomando como base as aptidões que tenha desenvolvido enquanto esteve na iniciação.

Departamento de Comunicação – CSC 

 

Fonte: Profº Otávio Balzano IEFES/UFC – otaviobalzano@yahoo.com.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo