Documentos importantes que irão orientá-lo na execução do TCC:
Trabalho de Conclusão de Curso – IEFES
Lista de Professores orientadores e suas respectivas áreas de estudo e pesquisa para orientações de trabalhos de conclusão de curso.
PROFESSOR |
ÁREAS DE ESTUDO/PESQUISA PARA ORIENTAÇÕES |
ALEXANDRE MEDEIROS |
– Esportes Coletivos (Voleibol, Voleibol de Praia); – Avaliação em Educação Física e Esportes; – Análise da Performance nos Jogos Esportivos Coletivos; – Metodologia do Treino. |
BARROSO LIMA |
– Esportes Individuais – Natação;- O Ensino da Natação – Aprendizagem e Treinamento; – Biomecânica da Natação; – Marketing Desportivo; – Gestão Desportiva; – Socorros Urgentes. |
CINTIA EHLERS BOTTON |
– Exercício Físico para promoção de saúde; – Exercício Físico e Doenças Cardiometabólicas; – Exercício Físico e Envelhecimento; – Adaptações ao Treinamento de Força e Atividades de Academia; – Avaliação Neuromuscular |
EDUARDO VINÍCIUS |
– Atletismo;- Educação Física e História e cultura afro-brasileira; – Formação profissional em Ed. Física; – Ed. Física escolar; – TICs e Educação Física. |
EDSON SOARES |
– Atividade Física e Saúde na Escola; – Atividade Física e Envelhecimento. |
JOÃO AÍRTON |
– Educação Física Escolar; – Esporte e Educação; – O Ensino do Karatê: Aprendizagem e Treinamento; – Organização e Legislação Esportiva; – Didática da Educação Física; – História da Educação Física; – Lutas. |
LEANDRO MASUDA |
– Educação Física no Ensino Médio; – Esportes na Natureza; – Exercícios Taoístas. |
LÉO NEPOMUCENO |
– Dimensões socioculturais e psicológicas da atividade física; – Atuação/formação multiprofissional em saúde; – Práticas corporais; – Promoção da saúde; – Políticas e serviços de saúde; – Pesquisa qualitativa. |
LUCIANA CATUNDA |
– Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Prevenção, Fatores Etiológicos, Fisiopatologia e Tratamento; – Nutrição e Saúde; – Nutrição e Exercício; – Metabolismo – Aspectos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais. |
LUCIANA VENÂNCIO |
– Estágio Supervisionado na Educação Física Escolar: espaço-tempo de relações de saberes; – Educação Física Escolar e relações com os saberes; – Educação Física Escolar: narrativas (auto)biográficas saberes docentes e discentes; – Educação Física Escolar e projeto político pedagógico; – Educação Física Escolar e propostas curriculares; – Educação Física Escolar e professores/as e pesquisadores/as; – Educação Física Escolar e pesquisa-ação. |
LUIZ SANCHES |
– Educação física escolar: educação infantil, ensino fundamental e médio;- Processos formativos e colaborativos de professores-pesquisadores de educação física; – Sistematização de princípios curriculares: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação – Complexidade do ensino, aprendizagem e pesquisa em educação física escolar. |
MARCELA FERRACIOLI |
– Aprendizagem Motora; – Intervenção Motora; – Desenvolvimento Motor; – Aptidão física e motora na infância; |
MARCOS CAMPOS |
– Dança; – Rítmica; – Cultura popular; – Gênero e sexualidade. |
MARCOS TEODORICO |
– Teorias sobre o brincar; – O brincar na Educação Infantil; – O brincar e a Psicologia e/ou Terapias; – Coletâneas de jogos e brincadeiras; – O brinquedo, sobretudo os artesanais, de sucata e populares; – O âmbito histórico, antropológico e cultural do brincar; – O processo de ensino-aprendizagem e sua relação com o brincar; – O papel do professor no brincar, educação lúdica e formação lúdica; – Espaços lúdicos para brincar; – O brincar em grupos especiais; – Jogos cooperativos, aprendizagem cooperativa e cultura da paz; – Mapas afetivos; – Mapeamento de Trajetória lúdica; – Escala de intensidade e qualidade lúdica; – Museologia e patrimônio lúdico cultural. |
ELENI HENRIQUE |
– Educação Física Escolar; – Formação docente e profissional em educação física; -Formação continuada na educação física; -Didática e Educação Física Escolar; -Prática pedagógica e profissional na Educação Física; -História de Vida e formação em educação física; -Perspectivas metodológicas e possibilidades de ensino na educação física. |
MÁRIO SIMIM |
-Processos de avaliação e intervenção do desempenho humano e esportivo em atletas com deficiência; -Aspectos biodinâmicos no esporte adaptado e paralímpico; |
RICARDO GONZALEZ |
– Pedagogia do Esporte, Psicologia e Esportes para crianças e adolescentes; – Comportamentos de risco a saúde em crianças e adolescentes. -Estilos de vida ativos e promoção da saúde em crianças e adolescentes. |
TATIANA ZYLBERBERG |
– Educação Física e Filosofia; – Formação de Professores; – Inteligências e aprendizagem; – Corporeidade; – Mídias e fenômeno esportivo; – Corpo, beleza e sociedade do espetáculo. |
TÚLIO BANJA |
– Biomecânica do esporte; – Biomecânica da atividade física e exercícios na musculação; |