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Universidade Federal do Ceará
Instituto de Educação Física e Esportes

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Trabalho de Conclusão de Curso – IEFES

O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se de um texto científico monográfico, que segue normas determinadas pela academia no intuito de padronizar e normalizar a produção do conhecimento científico e tecnológico acumulado ao longo dos séculos pela humanidade. Em outras palavras, a escrita acadêmica segue um estilo e um ritual próprio para que seja compreensível e acessível ao público ao qual se destina. A elaboração do TCC, certamente, contribuirá para a sistematização de suas aprendizagens ao longo de sua jornada no curso de graduação, possibilitando-lhe, também, o ingresso em uma nova fase de sua formação profissional. A produção de um trabalho escrito dessa grandeza, resulta de aprofundamento teórico e confronto desse conhecimento com a prática por meio da pesquisa científica, favorece a autonomia intelectual e confere para o autor o status de produtor de conhecimento. Essa etapa de sua formação, é nosso desejo, será marcada por uma experiência enriquecedora tanto pelas leituras extras, quanto pelos encontros de orientação com seu mestre e encontro consigo mesmo na reflexão diária sobre a realidade a pesquisar.

Documentos importantes que irão orientá-lo na execução do TCC:

Lista de Professores orientadores e suas respectivas áreas de estudo e pesquisa para orientações de trabalhos de conclusão de curso.

PROFESSOR

ÁREAS DE ESTUDO/PESQUISA PARA ORIENTAÇÕES

ALEXANDRE MEDEIROS

– Esportes Coletivos (Voleibol, Voleibol de Praia);

– Avaliação em Educação Física e Esportes;

– Análise da Performance nos Jogos Esportivos Coletivos;

– Metodologia do Treino.

BARROSO LIMA

– Esportes Individuais – Natação;- O Ensino da Natação – Aprendizagem e Treinamento;

– Biomecânica da Natação;

– Marketing Desportivo;

– Gestão Desportiva;

– Socorros Urgentes.

CINTIA EHLERS BOTTON

– Exercício Físico para promoção de saúde;

– Exercício Físico e Doenças Cardiometabólicas;

– Exercício Físico e Envelhecimento;

– Adaptações ao Treinamento de Força e Atividades de Academia;

– Avaliação Neuromuscular

EDUARDO VINÍCIUS

– Atletismo;- Educação Física e História e cultura afro-brasileira;

– Formação profissional em Ed. Física;

– Ed. Física escolar;

– TICs e Educação Física.

EDSON SOARES

– Atividade Física e Saúde na Escola;

– Atividade Física e Envelhecimento.

JOÃO AÍRTON

– Educação Física Escolar;

– Esporte e Educação;

– O Ensino do Karatê: Aprendizagem e Treinamento;

– Organização e Legislação Esportiva;

– Didática da Educação Física;

– História da Educação Física;

– Lutas.

LEANDRO MASUDA

– Educação Física no Ensino Médio;

– Esportes na Natureza;

– Exercícios Taoístas.

LÉO NEPOMUCENO

– Dimensões socioculturais e psicológicas da atividade física;

– Atuação/formação multiprofissional em saúde;

– Práticas corporais;

– Promoção da saúde;

– Políticas e serviços de saúde;

– Pesquisa qualitativa.

LUCIANA CATUNDA

– Doenças Crônicas Não Transmissíveis:  Prevenção, Fatores Etiológicos, Fisiopatologia e Tratamento;

– Nutrição e Saúde;

– Nutrição e Exercício;

– Metabolismo – Aspectos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais.

LUCIANA VENÂNCIO

– Estágio Supervisionado na Educação Física Escolar: espaço-tempo de relações de saberes;

– Educação Física Escolar e relações com os saberes;

– Educação Física Escolar: narrativas (auto)biográficas saberes docentes e discentes;

– Educação Física Escolar e projeto político pedagógico;

– Educação Física Escolar e propostas curriculares;

– Educação Física Escolar e professores/as e pesquisadores/as;

– Educação Física Escolar e pesquisa-ação.

LUIZ SANCHES

– Educação física escolar: educação infantil, ensino fundamental e médio;- Processos formativos e colaborativos de professores-pesquisadores de educação física;

– Sistematização de princípios curriculares: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação

– Complexidade do ensino, aprendizagem e pesquisa em educação física escolar.

MARCELA FERRACIOLI

– Aprendizagem Motora;

– Intervenção Motora;

– Desenvolvimento Motor;

– Aptidão física e motora na infância;

MARCOS CAMPOS

– Dança;

– Rítmica;

– Cultura popular;

– Gênero e sexualidade.

MARCOS TEODORICO

– Teorias sobre o brincar;

– O brincar na Educação Infantil;

– O brincar e a Psicologia e/ou Terapias;

– Coletâneas de jogos e brincadeiras;

– O brinquedo, sobretudo os artesanais, de sucata e populares;

– O âmbito histórico, antropológico e cultural do brincar;

– O processo de ensino-aprendizagem e sua relação com o brincar;

– O papel do professor no brincar, educação lúdica e formação lúdica;

– Espaços lúdicos para brincar;

– O brincar em grupos especiais;

– Jogos cooperativos, aprendizagem cooperativa e cultura da paz;

– Mapas afetivos;

– Mapeamento de Trajetória lúdica;

– Escala de intensidade e qualidade lúdica;

– Museologia e patrimônio lúdico cultural.

ELENI HENRIQUE

– Educação Física Escolar;

– Formação docente e profissional em educação física;

-Formação continuada na educação física;

-Didática e Educação Física Escolar;

-Prática pedagógica e profissional na Educação Física;

-História de Vida e formação em educação física;

-Perspectivas metodológicas e possibilidades de ensino na educação física.

MÁRIO SIMIM

-Processos de avaliação e intervenção do desempenho humano e esportivo em atletas com deficiência;

-Aspectos biodinâmicos no esporte adaptado e paralímpico;

RICARDO GONZALEZ

– Pedagogia do Esporte, Psicologia e Esportes para crianças e adolescentes;

– Comportamentos de risco a saúde em crianças e adolescentes.

-Estilos de vida ativos e promoção da saúde em crianças e adolescentes.

TATIANA ZYLBERBERG

– Educação Física e Filosofia;

– Formação de Professores;

– Inteligências e aprendizagem;

– Corporeidade;

– Mídias e fenômeno esportivo;

– Corpo, beleza e sociedade do espetáculo.

TÚLIO BANJA

– Biomecânica do esporte;

– Biomecânica da atividade física e exercícios na musculação;

 

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