Ações na Graduação
Ações de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Educação Física na UFC
O projeto de Ações de Acompanhamento Discente e Avaliação dos Cursos de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi idealizado para dar suporte à formação em Educação Física apoiando os diversos processos pedagógicos voltados para o atendimento e orientação aos alunos ingressantes. Para estes, em processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, suas primeiras vivências são determinantes para o sucesso acadêmico, visto que, é um contexto de mudanças, novas exigências, novos desafios e requer constantes adaptações nos domínios acadêmico, social, pessoal e vocacional. A preocupação com o estudante universitário, na perspectiva da formação integral e do desenvolvimento de suas potencialidades é um imperativo para a Universidade. O IEFES elabora e realiza Projetos de Graduação, os quais têm como objetivos: a) Reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC. b) Contribuir para uma melhor ambientação do estudante nos primeiros semestres da graduação. c) Aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC. d) Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação. e) Contribuir para o processo de formação do estudante de graduação. f) Valorizar, academicamente, a contribuição do graduando em projetos.
PROJETO 01: “Inter-Ações na Perspectiva do Formar-Se”
Tornar a formação profissional em educação física significativa para os estudantes em formação é um dos principais desafios que podem contribuir para uma maior identificação com a área, desde o começo do curso. Ao ingressarem no curso de educação física, os estudantes já apresentam um grande repertório de experiências sociocorporais e, algumas destas experiências transformam-se em estratégias tanto para hierarquizar/valorizar unidades curriculares no interior do curso, quanto para escolher e se relacionar com os saberes dessas unidades. Ao privilegiar neste projeto, momentos de Inter-Ações para compartilhar saberes, conhecimentos, vivências, experiências, práticas reflexivas, não somente entre os estudantes do curso de educação física, mas também, com professores de educação física das escolas, profissionais de educação física do âmbito não-formal, estaremos contribuindo para a melhor aproximação com a área e o campo profissional, permitindo que os estudantes possam, desde o início do curso, pensar em seu processo formativo, na perspectiva do forma-se no lugar de ser formado. E isto, por extensão colabora para redução do índice de evasão ocasionado pela não relação com a área no contexto inicial do curso. A principal meta deste projeto foi a promoção de um re-viver, (re) experimentar, (re) criar as experiências adquiridas durante o percurso da formação pessoal, possibilitando o (re) pensar das mesmas, com vistas à constituição da identidade profissional, por meio da contribuição para a constituição de um projeto de significação e sentido para os estudantes, potencializando o reconhecimento e (re) descoberta de si. Assim, as atividades e os objetivos propostos se coadunam com esta meta.
Público-alvo: Estudantes universitários
Docente responsável: Prof.ª Eleni Henrique