Ginástica para todos: ensino, pesquisa e extensão na Áustria.
Data da publicação: 20 de agosto de 2019 Categoria: Notícias
Em julho de 2019 foi realizada a XVI Gymnaestrada mundial, em Dornbin – Austria. O maior evento de Ginástica para todos do mundo reuniu 18.000 ginastas de diferentes partes do mundo dentre eles 13 membros do projeto de extensão Gymnarteiros – IEFES/UFC. O Gymnarteiros representou não somente a Universidade Federal do Ceará, mais o Brasil junto aos 603 ginastas que compuseram a delegação brasileira no evento.
O Projeto fundado em 2011 pela professora Ma. Lorena Nabanete dos Reis Furtado tem o objetivo de oportunizar um espaço de experimentação da Ginástica e formação continuada. Nesse sentido, tendo como base uma proposta pedagógica que visa à formação humana e técnica na Ginástica o grupo alinha-se ainda com a universidade ao buscar experiências que agreguem ensino, pesquisa e extensão. Na XVI World Gymnaestrada não foi diferente.
O grupo mostrou durantes três dias a composição coreográfica intitulada “Trabalho de formiguinhas” de autoria coletiva liderada pela professora Lorena. A coreografia alia dois bancos suecos, aparelhos tradicionais da Ginástica, com uma música de ritmo dançante. O objetivo da coreografia é mostrar o trabalho coletivo e constante desenvolvido na universidade que aos poucos e constrói iniciativas duradouras como o Gymnarteiros que há 8 anos constitui-se como espaço de prática e pesquisa sobre Ginástica no estado do Ceará, atuando no ensino, pesquisa e extensão.
O grupo também participou do momento científico junto a universidades de renome no país como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de São Paulo – (Unicamp), compartilhando pesquisas sobre o estado de desenvolvimento da Ginástica no Ceará.
Já no Workshop de “Rítmos brasileiros” todos os participantes puderam compartilhar saberes aprendidos na universidade com ênfase nas danças tradicionais já que parte dos integrantes teve a oportunidade integrar o grupo de danças populares e cultura folclórica “Oré Anacã – IEFES/UFC” e pesquisar as relações entre Ginástica para Todos e cultura folclórica.
Para a participação no evento, o grupo arrecadou fundos com ajuda de parentes, amigos além do uso de muita criatividade, e contou também com a ajuda da Pró-reitoria de Assuntos estudantis – PRAE.
Atualmente o Projeto Gymnarteiros encontra-se sob coordenação das professora Drª Marcela de Castro Ferracioli e professora Ma. Kássia Mitally da Costa Carvalho em razão do afastamento da professora Lorena Reis para o Doutorado em curso na Universidade de São Paulo – USP. Os encontros práticos são realizados às segundas-feiras das 14h às 16h e às quartas-feiras das 18h às 20h no Ginásio poliesportivo do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, no campus do pici.
É importante ressaltar que para fazer parte do projeto não é necessário experiência previa com a Ginástica e que a idade mínima para a participação é de 18 anos.
Maiores informações e contato com o Grupo Gymnarteiros:
https://gymnarteiros.wordpress.com/
https://www.facebook.com/Gymnarteiros/
https://www.instagram.com/gymnarteiros/
Fonte: Coordenação Gymnarteiros – Profª Ma. Kássia Mitaly da Costa Carvalho