UFC promove o primeiro curso básico de iniciação a ginástica artística do estado
Data da publicação: 15 de junho de 2020 Categoria: NotíciasO Grupo de Estudos em Ginástica – GEG IEFES/UFC organizou, em parceria com a Federação Cearense das Ginásticas (FCG), o I Curso Básico de Iniciação à Ginástica Artística Feminina do estado. O curso foi realizado no sábado (13/06) de forma virtual e reuniu trinta e cinco treinadores cearenses e de outros estados do Brasil.
A formação foi ministrada pela treinadora, árbitra da modalidade e integrante da Federação Paulista de Ginástica, Isabella De Sordi. Com duração de 4h, o curso contou com ginastas das categorias mirim e pré-infantil do Clube Campineiro de Regatas e Natação, as quais demonstraram exercícios para o treinamento básico e intermediário da Ginástica Artística Feminina com adaptações ao cenário atual. Desde março de 2020, em função da pandemia de COVID-19, as atletas treinam em casa, com auxílio de materiais adaptados e criatividade.
De acordo com a professora Ma. Kássia Mitally da Costa Carvalho, líder do GEG-IEFES/UFC, essa é mais uma ação desenvolvida a fim de promover a capacitação e formação continuada de profissionais de Educação Física para o trabalho com a Ginástica. Ainda de acordo com a professora, a Universidade Federal do Ceará destaca-se como uma das universidades cearenses que mais conta com componentes gímnicos no currículo do curso de Educação Física.
No entanto, em observâncias as pesquisas em desenvolvimento pelo grupo, essa não é a realidade da maioria das universidades do estado, o que pode ser um dos fatores que não encorajam o desenvolvimento de diversas modalidades gímnicas no estado.
A professora Kássia ainda destaca a parceria realizada entre o GEG-IEFES/UFC e a FCG como um novo período da Ginástica, em que a ciência feita na universidade é transformada em ações em parceria com a instituição responsável pelo desenvolvimento da ginástica no estado, e vê com entusiasmo o envolvimento de estudantes e treinadores cearenses com as novas modalidades ginásticas.
Fonte: Profa Ma. Kássia Mitally da Costa Carvalho – kassiamitally@ufc.br