Ensino
O processo de ensino-aprendizagem do Curso de Educação Física da UFC é desenvolvido a partir de múltiplas possibilidades didáticas. Busca o aprofundamento teórico relacionado à realidade social e cultural, como ainda, fortalecer a integração teoria-prática, nas diferentes disciplinas, bem como promover a perspectiva interdisciplinar a que o curso se propõe, por meio do diálogo, interação e cooperação entre as diferentes disciplinas. A princípio, este caráter interdisciplinar se faz de forma mais direcionada nas disciplinas de Prática Integrativa, tal como será descrito mais adiante. Em seguida, por meio de projetos integradores que articulam os saberes elaborados ao longo das disciplinas que são cursadas a cada semestre.
A formação do discente é proporcionada por meio das mais diversas experiências de ensino-aprendizagem, com metodologias inovadoras e engajadas numa educação que preza pela diversidade e pela individualidade humana.
Síntese dos princípios orientadores dos cursos do IEFES.
- Princípios Éticos: da autonomia, do compromisso social e da identidade individual e coletiva;
- Princípios Políticos: da equanimidade geradora de igualdade dos direitos e deveres de cidadania com base na deliberação coletiva e no exercício da criticidade;
- Princípios Estéticos: da sensibilidade afetividade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade. Compreensão do belo como instância fundante de afetos e emoções, assim como a complexidade da retroalimentação do saber que emerge do cotidiano, seja por meio de tecnologias da informação, das trocas simbólicas habituais, ou por meio da mídia e comunicação de massa.
- Princípios Epistemológicos: do aprender a conhecer com rigor, sistemática e criticidade;
- Princípios Pedagógicos: da valorização dos múltiplos saberes e pluridimensionalidade do ser humano, na dialógica como dimensão fundante dos saberes significativos.
- Princípios Teórico-metodológicos: busca-se a plena práxis profissional, construída por meio de atividades de ensino e de pesquisa-intervenção, que promovam a construção do conhecimento a partir do mundo vivido e dos conhecimentos prévios dos estudantes.