Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Educação Física e Esportes

Área do conteúdo

Docente do IEFES-UFC é indicada pelo CBCE para o Prêmio Carolina Bori – Mulheres Cientistas da SBPC 2021

Data da publicação: 24 de outubro de 2021 Categoria: Notícias Tags: , , , , ,

Profa. Tatiana Zylberberg – IEFES/UFC – Indicada para o prêmio Carolina Bori – Mulheres Cientistas da SBPC

 

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), como associação científica afiliada a SBPC, pode indicar uma mulher cientista ao Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, que tem como objetivo “valorizar e dar visibilidade às mulheres cientistas brasileiras destacadas e incentivar as meninas a se interessarem pelas carreiras científicas”. Este prêmio, segundo a SBPC, é “dedicado a cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais que, tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional, consolidação e crescimento científico da SBPC e tenham se tornado merecedoras da distinção, dentro de cada uma das três grandes áreas do conhecimento nas quais atuam: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra”. Os Grupos de Trabalho de Temáticos (GTTs) do CBCE foram convidados a indicar até dois nomes de mulheres cientistas para serem votadas pelas associadas e associados como indicação final da nossa comunidade.

 

A Profa. Dra. Tatiana Passos Zylberberg, docente do IEFES-UFC é uma das indicadas dentre as 5 professoras que foram referenciadas pelos GTT do CBCE.

 

No  texto da Indicação da Profa. Dra. Tatiana Zylberberg ao Prêmio Carolina Bori de Mulheres Cientistas, pelo GTT2 – Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) ressalta:

 

Reconhecemos a professora Tatiana Zylberberg como docente e cientista indicada a receber relevante prêmio, não só pela sua trajetória acadêmica, profissional e científica, mas sobretudo, pela capacidade dela de humanizar tais atividades. Em tempos de sobrevalorização da produtividade na ciência, por meio dos seus projetos de extensão universitária Tatiana demonstra e prova que é possível produzir conhecimento humano de formas diferentes dos convencionais artigos em periódicos. Ela idealiza e mobiliza experiências múltiplas com toda a diversidade de corpos com os quais se encontra em seus processos formativos de ensino-aprendizagem, sempre em busca da sensibilização do humano para com o que é ser humano, e para modos de sermos sempre mais humanos como for possível. Em especial por meio do projeto “Mulheres e Novelos”, ela propõe e promove a quebra de paradigmas técnico-científicos históricos. Ao se dispor a escutar mulheres de todo o país, possibilita a elas o empoderamento, o domínio e o saber dos seus próprios corpos, bem como das dores que sentem neles e com eles, como forma de se contraporem à hegemonia do conhecimento biomédico. Assim, permite-as serem capazes de construir diagnósticos precoces de patologias do corpo feminino como a endometriose. Desta forma, a professora- pesquisadora Tatiana contribui científica e socialmente com diferentes campos do conhecimento, tais como a Educação Física (sua área de origem), as Ciências da Saúde e Médicas, dando destaque, especialmente, para a relevância das Humanidades na produção e desenvolvimento de qualquer trabalho técnico-científico na atualidade, não sendo diferente com a saúde das mulheres. Processo semelhante de quebra de paradigma técnico-científico foi incentivado e realizado pela professora Tatiana na construção da obra “O menino que desenhava o invisível”. Desta vez ela contraria diagnósticos médicos precipitados de um aluno com suposta deficiência. Entendemos, portanto, que a professora Tatiana, ao conciliar processos artísticos-criativos com contextos formativos de ambientes acadêmico-científicos, reitera a relevância das Humanidades e assim torna-se forte candidata ao prêmio”.

 

 

CLIQUE PARA VOTAR NA PROFA TATIANA

As votações estão acontecendo pelo link https://cbce.org.br/noticia/cbce-no-premio-carolina-bori—mulheres-cientistas-da-sbpcPRAZO FINAL PARA VOTAÇÃO É ATÉ 25 DE OUTUBRO DE 2021.

 

Fonte: Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) – https://cbce.org.br/

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo