UFC Virtual oferta oito cursos para alunos e docentes da UFC fazerem de casa; inscrições começam neste dia 20
Data da publicação: 20 de maio de 2020 Categoria: NotíciasQue tal neste período de isolamento social fazer um curso de produção de vídeos para as redes sociais ou de introdução ao inglês, espanhol? e sem sair de casa. Essas são algumas das oito opções que a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual, ofertará no ambiente Solar para alunos e docentes da Instituição. As matrículas serão abertas nesta quarta-feira (20) e prosseguem até o próximo dia 27. Os cursos, com carga horária de duração variada, ocorrerão de 26 de maio a 7 de julho. Cada curso ofertará 100 vagas. Não há pré-requisitos e os 100 primeiros interessados que solicitarem matrículas serão aceitos nos cursos.
O pedido de matrícula deverá ser feito no ambiente virtual Solar. Alunos e professores da UFC podem utilizar os mesmos dados de login e senha do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para entrar no ambiente. O UFC Virtual explica que a matrícula poderá ser efetivada até o início do curso. Um vídeo com o passo a passo para efetuar a matrícula foi preparado pelos organizadores.
Dentre os oito cursos ofertados, seis deles terão avaliação. Os aprovados receberão, por e-mail, uma declaração de que o concluíram. Os outros dois são sem avaliação e sem declaração de conclusão.
No caso dos seis cursos com avaliações on-line, estas ficarão disponíveis no período de 26 de junho a 2 de julho. Cada aluno terá direito a fazer somente uma avaliação por curso (mas pode fazer mais de um curso). O UFC Virtual explica que a nota será conhecida logo após a finalização da prova, mas a situação final do aluno (aprovado ou reprovado) será divulgada apenas após o término do curso, em 7 de julho.
Os organizadores explicam que, embora as provas já se encerrem no dia 2 de julho, “o aluno terá ainda até o dia 7 para rever o que errou, se desejar. Neste período serão processados os resultados de todos e disponibilizados os resultados”. As declarações de conclusão dos aprovados serão enviadas por e-mail num prazo de 15 dias.
Estão listados abaixo os seis cursos autoinstrucionais com declaração de conclusão.
1. Luz, Câmera e Criação: como Fazer Vídeos Digitais para Redes Sociais: Unidade 1: Apresentação do curso; Unidade 2: Fundamentos básicos; Unidade 3: Utilizando software de edição de vídeos; Unidade 4: Publicação de vídeo em redes sociais (24 horas-aula).
2. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico-Matemático com Programação de Forma Lúdica: Unidade 1: Fundamentos de programação com Scratch; Unidade 2: Fazendo seus primeiros programas; Unidade 3: Atividades finais (20 horas-aula).
3. Educação em Ação contra o Aedes aegypti (para professores): Unidade 1: Apresentação do curso; Unidade 2: Introdução aos arbovírus e ao Aedes aegypti; Unidade 3: A importância e as atribuições dos agentes de saúde e de combate a endemias (ACE) no combate ao Aedes aegypti; Unidade 4: Metodologia do programa Aedes em Foco; Unidade 5: Uso do programa Aedes em Foco; Unidade 6: Metodologia de projetos aplicada ao combate do Aedes aegypti (40 horas-aula).
4. Criar, Programar e Jogar: Criando Jogos Digitais: Unidade 1: Apresentação do curso; Unidade 2: O que são jogos digitais; Unidade 3: Criando um jogo da forca com Scratch; Unidade 4: Criando um jogo estilo Space Invaders com Scratch; Unidade 5: Atividade final: que jogo poderia criar para tornar o mundo melhor? (30 horas-aula).
5. Introdução à Língua Estrangeira – Espanhol I: 1-A – Funções pragmáticas e comunicativas para o desenvolvimento da compreensão e produção oral em um nível básico da língua espanhola. O aluno estudará estruturas necessárias para apresentar e perguntar sobre dados pessoais, falar sobre ações habituais e frequência com que pratica suas ações, descrever pessoas, expressar opinião, fazer comparações, expressar gostos e preferências etc. Além disso, estudará fonemas da língua espanhola e o vocabulário relacionado a cada conteúdo (30 horas-aula). I-B – Diferentes tipologias e gêneros textuais voltados para a prática tanto de sua recepção como de sua produção em língua estrangeira (espanhol). Noções teóricas e aplicações práticas (30 horas-aula).
6. Introdução à Língua Estrangeira – Inglês I: I-A – Estudo dos aspectos gramaticais e lexicais da língua inglesa, incluindo: Lição 1: Nice to meet you. Gramática: verbo to be (formas negativa e afirmativa), pronomes pessoais e pronomes possessivos. Vocabulário: cumprimentos, alfabeto, números. Lição 2: Knowing you, knowing me. Gramática: verbo to be (forma interrogativa). Vocabulário: question words, nacionalidades. Lição 3: Knowing more about you and me – filling forms. Gramática: artigos indefinidos (a/an). Vocabulário: profissões. Lição 4: Home sweet home. Gramática: there to be, preposições de lugar, pronomes demonstrativos, some and any. Vocabulário: móveis, objetos de uma casa. Lição 5: Places and directions: the city. Gramática: verbo to be (perguntas com o “where”), forma imperativa, preposições de lugar. Vocabulário: locais e direções, meios de transporte (30 horas-aula). I-B – Sessões de leitura – níveis de compreensão: compreensão geral, compreensão de pontos principais e compreensão detalhada; Estratégias de leitura: predição, identificação de cognatos, identificação de marcas tipográficas, identificação de palavras repetidas, skimming, scanning, seletividade, palavras-chave, identificação de pontos principais e função retórica do texto; Aspectos léxico-gramaticais: grupos nominais, classe de palavras, formação de palavras, grau de adjetivos, tempos verbais, verbos modais, referência textual e elementos de ligação. Sessões de escrita – aspectos textuais: conceito de texto, gêneros e tipos de texto, organização estrutural de parágrafos e textos, noções de coesão e coerência, descrição, comparação e contraste, classificação e persuasão (30 horas-aula).
Os dois cursos autoinstrucionais sem declaração são:
1. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Ensino de Química: Introdução: Revendo os conceitos de EH e MA; Unidade 1: Sala de aula invertida aplicada ao ensino de propriedades da matéria; Unidade 2: Laboratório rotacional aplicado ao ensino de estrutura atômica; Unidade 3: Rotação por estações aplicada ao ensino de ligações químicas; Unidade 4: Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em times (Team-based Learning) aplicadas ao ensino de funções inorgânicas; Unidade 5: Sugestões de técnicas de metodologias ativas (20 horas-aula).
2. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Ensino de Biologia: Introdução: Revendo os conceitos de ensino híbrido (EH) e metodologias ativas; Unidade 1: Rotação por estações aplicada ao ensino de fisiologia humana (sistema digestório); Unidade 2: Laboratório rotacional aplicado ao ensino de microbiologia; Unidade 3: Sala de aula invertida aplicada ao ensino da transcrição e tradução do DNA; Unidade 4: Aprendizagem através de projetos aplicada ao ensino de botânica; Unidade 5: Sugestões de técnicas de metodologias ativas (20 horas-aula).
Para obter outras informações e esclarecer dúvidas, a pessoa interessada pode entrar em contato com o setor de Atendimento do UFC Virtual pelo e-mail atendimento@virtual.ufc.br.
Fonte: Instituto UFC Virtual – e-mail: atendimento@virtual.ufc.br