UFC Virtual oferta oito cursos para alunos e docentes da UFC fazerem de casa; inscrições começam neste dia 20
Data da publicação: 20 de maio de 2020 Categoria: Notícias Que tal neste período de isolamento social fazer um curso de produção de vídeos para as redes sociais ou de introdução ao inglês, espanhol? e sem sair de casa. Essas são algumas das oito opções que a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual, ofertará no ambiente Solar para alunos e docentes da Instituição. As matrículas serão abertas nesta quarta-feira (20) e prosseguem até o próximo dia 27. Os cursos, com carga horária de duração variada, ocorrerão de 26 de maio a 7 de julho. Cada curso ofertará 100 vagas. Não há pré-requisitos e os 100 primeiros interessados que solicitarem matrículas serão aceitos nos cursos.
Que tal neste período de isolamento social fazer um curso de produção de vídeos para as redes sociais ou de introdução ao inglês, espanhol? e sem sair de casa. Essas são algumas das oito opções que a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual, ofertará no ambiente Solar para alunos e docentes da Instituição. As matrículas serão abertas nesta quarta-feira (20) e prosseguem até o próximo dia 27. Os cursos, com carga horária de duração variada, ocorrerão de 26 de maio a 7 de julho. Cada curso ofertará 100 vagas. Não há pré-requisitos e os 100 primeiros interessados que solicitarem matrículas serão aceitos nos cursos.
O pedido de matrícula deverá ser feito no ambiente virtual Solar. Alunos e professores da UFC podem utilizar os mesmos dados de login e senha do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para entrar no ambiente. O UFC Virtual explica que a matrícula poderá ser efetivada até o início do curso. Um vídeo com o passo a passo para efetuar a matrícula foi preparado pelos organizadores.
Dentre os oito cursos ofertados, seis deles terão avaliação. Os aprovados receberão, por e-mail, uma declaração de que o concluíram. Os outros dois são sem avaliação e sem declaração de conclusão.
No caso dos seis cursos com avaliações on-line, estas ficarão disponíveis no período de 26 de junho a 2 de julho. Cada aluno terá direito a fazer somente uma avaliação por curso (mas pode fazer mais de um curso). O UFC Virtual explica que a nota será conhecida logo após a finalização da prova, mas a situação final do aluno (aprovado ou reprovado) será divulgada apenas após o término do curso, em 7 de julho.
Os organizadores explicam que, embora as provas já se encerrem no dia 2 de julho, “o aluno terá ainda até o dia 7 para rever o que errou, se desejar. Neste período serão processados os resultados de todos e disponibilizados os resultados”. As declarações de conclusão dos aprovados serão enviadas por e-mail num prazo de 15 dias.
Estão listados abaixo os seis cursos autoinstrucionais com declaração de conclusão.
1. Luz, Câmera e Criação: como Fazer Vídeos Digitais para Redes Sociais: Unidade 1: Apresentação do curso; Unidade 2: Fundamentos básicos; Unidade 3: Utilizando software de edição de vídeos; Unidade 4: Publicação de vídeo em redes sociais (24 horas-aula).
2. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico-Matemático com Programação de Forma Lúdica: Unidade 1: Fundamentos de programação com Scratch; Unidade 2: Fazendo seus primeiros programas; Unidade 3: Atividades finais (20 horas-aula).
3. Educação em Ação contra o Aedes aegypti (para professores): Unidade 1: Apresentação do curso; Unidade 2: Introdução aos arbovírus e ao Aedes aegypti; Unidade 3: A importância e as atribuições dos agentes de saúde e de combate a endemias (ACE) no combate ao Aedes aegypti; Unidade 4: Metodologia do programa Aedes em Foco; Unidade 5: Uso do programa Aedes em Foco; Unidade 6: Metodologia de projetos aplicada ao combate do Aedes aegypti (40 horas-aula).
4. Criar, Programar e Jogar: Criando Jogos Digitais: Unidade 1: Apresentação do curso; Unidade 2: O que são jogos digitais; Unidade 3: Criando um jogo da forca com Scratch; Unidade 4: Criando um jogo estilo Space Invaders com Scratch; Unidade 5: Atividade final: que jogo poderia criar para tornar o mundo melhor? (30 horas-aula).
5. Introdução à Língua Estrangeira – Espanhol I: 1-A – Funções pragmáticas e comunicativas para o desenvolvimento da compreensão e produção oral em um nível básico da língua espanhola. O aluno estudará estruturas necessárias para apresentar e perguntar sobre dados pessoais, falar sobre ações habituais e frequência com que pratica suas ações, descrever pessoas, expressar opinião, fazer comparações, expressar gostos e preferências etc. Além disso, estudará fonemas da língua espanhola e o vocabulário relacionado a cada conteúdo (30 horas-aula). I-B – Diferentes tipologias e gêneros textuais voltados para a prática tanto de sua recepção como de sua produção em língua estrangeira (espanhol). Noções teóricas e aplicações práticas (30 horas-aula).
6. Introdução à Língua Estrangeira – Inglês I: I-A – Estudo dos aspectos gramaticais e lexicais da língua inglesa, incluindo: Lição 1: Nice to meet you. Gramática: verbo to be (formas negativa e afirmativa), pronomes pessoais e pronomes possessivos. Vocabulário: cumprimentos, alfabeto, números. Lição 2: Knowing you, knowing me. Gramática: verbo to be (forma interrogativa). Vocabulário: question words, nacionalidades. Lição 3: Knowing more about you and me – filling forms. Gramática: artigos indefinidos (a/an). Vocabulário: profissões. Lição 4: Home sweet home. Gramática: there to be, preposições de lugar, pronomes demonstrativos, some and any. Vocabulário: móveis, objetos de uma casa. Lição 5: Places and directions: the city. Gramática: verbo to be (perguntas com o “where”), forma imperativa, preposições de lugar. Vocabulário: locais e direções, meios de transporte (30 horas-aula). I-B – Sessões de leitura – níveis de compreensão: compreensão geral, compreensão de pontos principais e compreensão detalhada; Estratégias de leitura: predição, identificação de cognatos, identificação de marcas tipográficas, identificação de palavras repetidas, skimming, scanning, seletividade, palavras-chave, identificação de pontos principais e função retórica do texto; Aspectos léxico-gramaticais: grupos nominais, classe de palavras, formação de palavras, grau de adjetivos, tempos verbais, verbos modais, referência textual e elementos de ligação. Sessões de escrita – aspectos textuais: conceito de texto, gêneros e tipos de texto, organização estrutural de parágrafos e textos, noções de coesão e coerência, descrição, comparação e contraste, classificação e persuasão (30 horas-aula).
Os dois cursos autoinstrucionais sem declaração são:
1. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Ensino de Química: Introdução: Revendo os conceitos de EH e MA; Unidade 1: Sala de aula invertida aplicada ao ensino de propriedades da matéria; Unidade 2: Laboratório rotacional aplicado ao ensino de estrutura atômica; Unidade 3: Rotação por estações aplicada ao ensino de ligações químicas; Unidade 4: Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em times (Team-based Learning) aplicadas ao ensino de funções inorgânicas; Unidade 5: Sugestões de técnicas de metodologias ativas (20 horas-aula).
2. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Ensino de Biologia: Introdução: Revendo os conceitos de ensino híbrido (EH) e metodologias ativas; Unidade 1: Rotação por estações aplicada ao ensino de fisiologia humana (sistema digestório); Unidade 2: Laboratório rotacional aplicado ao ensino de microbiologia; Unidade 3: Sala de aula invertida aplicada ao ensino da transcrição e tradução do DNA; Unidade 4: Aprendizagem através de projetos aplicada ao ensino de botânica; Unidade 5: Sugestões de técnicas de metodologias ativas (20 horas-aula).
Para obter outras informações e esclarecer dúvidas, a pessoa interessada pode entrar em contato com o setor de Atendimento do UFC Virtual pelo e-mail atendimento@virtual.ufc.br.
Fonte: Instituto UFC Virtual – e-mail: atendimento@virtual.ufc.br
 
        