Com 22 atrações, 11º Brincar na UFC será realizado no sábado (28), na Casa de José de Alencar
Data da publicação: 27 de maio de 2022 Categoria: NotíciasSerá realizado amanhã dia (28), das 8h às 12h, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), o 11º Brincar na UFC: um direito de todos. Com o objetivo de propor discussões e reflexões sobre o brincar e a infância, o evento contará com 22 atrações gratuitas para crianças, além da brinquedoteca itinerante Brincar Móvel, equipamento do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA).
Na programação estão atividades relacionadas ao brincar em espaços públicos, como: jogos e brincadeiras motrizes, pintura de rosto, espaços para boardgames e jogos tradicionais, brinquedos infláveis, show musical, teatro infantil, ateliês lúdicos, piqueniques e contação de histórias. Haverá ainda exposições, feirinhas de artesanato e serviços de saúde. No local será exigido comprovante de vacinação contra a covid-19.
“Queremos que este evento seja um momento de descoberta, fantasia, aprendizagem, inclusão, cidadania, interações e ludicidade. É inquestionável a importância do brincar como parte fundamental da aprendizagem da criança. É um momento em que ela exercita todos os seus direitos e estabelece contato com os campos de experiências, como protagonista do seu desenvolvimento”, destacam os organizadores do evento.
SAIBA MAIS ‒ O Brincar na UFC: um direito de todos ocorre em alusão ao Dia Internacional do Brincar, evento criado em 1999 pela Associação Internacional de Brinquedotecas (International Toy Library Association). É comemorado no mês de maio em diferentes países do mundo, inclusive no Brasil. O brincar é um direito básico da criança segundo os objetivos da Declaração Universal dos Direitos da Criança, documento elaborado em 1959 e aprovado pelas Organização das Nações Unidas (ONU).
CELULA ‒ O Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão para os alunos e professores da UFC. Destina-se ao fortalecimento do vínculo entre a teoria e a prática pedagógica e o conhecimento da realidade brasileira na área da cultura lúdica e do brincar. O programa estrutura estudos, pesquisas e ações sociais sobre a importância do jogo, do brinquedo, da brincadeira, da cultura lúdica e do lazer.
Fonte: Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer ‒ e-mail: celula@ufc.br