Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Educação Física e Esportes

Área do conteúdo

Avaliação Institucional 2025.2 segue até 22 de janeiro; estudantes e docentes da graduação e das Casas de Cultura podem participar

Data da publicação: 13 de janeiro de 2026 Categoria: Notícias

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) prorrogou, até 22 de janeiro de 2026, o prazo de realização da Avaliação Institucional 2025.2 dos cursos presenciais de graduação e das Casas de Cultura Estrangeira.

O processo contempla estudantes e docentes da graduação presencial e dos cursos regulares das Casas de Cultura Estrangeira, permitindo avaliar disciplinas, atuação docente, infraestrutura, coordenações e atividades de estágio e extensão. A avaliação é realizada por meio do Portal da Avaliação, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

 

 

Segundo o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Evanildo Costeski, os resultados obtidos são utilizados em processos importantes da instituição, como a progressão funcional de docentes do magistério superior e da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), e também no aprimoramento contínuo dos cursos.

Ele destaca que, conforme resoluções recentemente aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) passa a ser utilizada não apenas nos processos de progressão e promoção na classe de Professor Adjunto, mas também na classe de Professor Associado, além de constituir requisito para a progressão à classe de Professor Titular, o que reforça a importância da participação dos estudantes nessa atividade.

“A Avaliação Institucional é uma exigência prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contribui diretamente para a melhoria da qualidade acadêmica”, pontua ele, acrescentando que também impacta indicadores que influenciam a captação de recursos e a oferta de bolsas aos estudantes.

O professor reforça que a participação da comunidade acadêmica é fundamental para o fortalecimento dos cursos. Na edição anterior, a avaliação registrou 80% de participação entre docentes e 40% entre estudantes. Para 2025.2, a meta é alcançar 80% de participação docente e 50% entre os discentes da graduação e das Casas de Cultura Estrangeira.

COMO AVALIAR – Docentes e discentes devem acessar o Portal da Avaliação, no Sigaa, utilizando login e senha institucionais, de 28 de novembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026. Todas as respostas são anônimas e encaminhadas diretamente à CPA.

Os alunos de graduação que concluírem o questionário receberão um certificado de 2 horas, válido para atividades complementares, disponibilizado automaticamente no Portal da Avaliação do Discente, no Sigaa.

 

Fonte: Portal da Universidade Federal do Ceará – www.ufc.br

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo