Projeto de Extensão EDUCADANCE do IEFES/UFC divulga apostila de danças urbanas
Data da publicação: 30 de março de 2022 Categoria: Notícias
Nesses 14 anos de existência, já foram implementadas propostas ligadas ao Balé, Dança Contemporânea, Danças de Salão, Danças Urbanas, Danças da Moda, K-Pop, Dança Afro, entre outras linguagens. Já foram feitas oficinas em escolas públicas; capacitações para professores e agentes culturais; participação em eventos internos e externos; aulas presenciais e virtuais; e tantas outras ações de incentivo à dança. Centenas de alunos foram atendidos nas turmas abertas todo ano, de forma gratuita, para graduandos e pessoas da comunidade em geral, de todas as idades. Para isto, tivemos o apoio do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, que é o local onde ocorrem as aulas, na sala de dança desta unidade acadêmica. É deste Instituto também os docentes e servidores que estiveram e estão à frente do Educadance.
Buscando ampliar as ações do projeto, propomo-nos a produzir materiais didáticos que, futuramente, irão compor uma publicação única, objetivando facilitar o trabalho de professores que queiram desenvolver a dança na escola, artistas que queiram ampliar seus repertórios, escolas que queiram diversificar suas ofertas no campo artístico e cultural. Assim, como primeiro produto desta proposta, entregamos a Apostila de Danças Urbanas. Esta apostila é um dos frutos do período em que tivemos que nos adaptar à pandemia do Covid 19. Já que não podíamos promover aulas presenciais, como de costume até 2019, uma das formas de justificarmos as bolsas a nós concedidas pela Secretaria de Cultura da UFC foi a produção de material gratuito, a ser oferecido à comunidade.
A Apostila de Danças Urbanas do Educadance é fruto da pesquisa e escrita dos monitores Lucas Lázaro Viana Costa e Sarah Brito de Morais, que abraçaram a ideia com responsabilidade e competência. Foi proposto aos dois que seguissem um objetivo principal expresso na seguinte pergunta: como produzir um material didático capaz de fazer um(a) professor(a) sem experiência ter capacidade de levar as Danças Urbanas para seu planejamento de aulas? Sabemos que essa apostila servirá para outros públicos, não somente para professores sem experiência nesta linguagem; no entanto, entendemos que este é o público mais carente de materiais didáticos de qualidade. Outro ponto importante neste contexto é que este material dialogasse com referências fundamentais na área de ensino, como a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros.
Não queremos inferir que essa apostila irá resolver todas as dificuldades e desafios de desenvolver esse conteúdo. Para tanto, a ideia é que as apostilas do projeto (outras temáticas estão em processo de criação) sejam atualizadas e ampliadas. Vale ressaltar que outras fontes de pesquisa se somam a este material, como as plataformas digitais de músicas e vídeos, que também são bases inesgotáveis de pesquisa. Realmente queremos somar neste contexto, e não ser uma referência fechada em si.
Agradecemos a todo apoio que sempre tivemos; aos(às) monitores(as) que fazem parte desta história e esperamos que possam desfrutar da apostila, inserindo as Danças Urbanas de forma contextualizada e diversificada em escolas, academias, projetos sociais e quaisquer outros ambientes e oportunidades que sejam possíveis.
Caso queiram, sigam o perfil do Instagram do projeto: @educadance.iefes
Fonte: Coordenador do Educadance – Prof. Dr. Marcos Antônio Almeida Campos <marcoscampos@ufc.br>