Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish

Reitor visita Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação; unidade renova credenciamento como unidade da EMBRAPII

Data da publicação: 24 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

O Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), que recentemente renovou seu credenciamento como unidade de inovação na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), recebeu, na última semana, visita do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida.

O reitor e os representantes da administração passaram pelos principais laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do LESC (Ribamar Neto/UFC Informa)

O dirigente e os gestores do Gabinete da Reitoria, do Centro de Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) foram recebidos pelo coordenador do equipamento, Prof. Paulo Cortez, acompanhado por docentes do LESC e do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), técnicos terceirizados e bolsistas de graduação.

O reitor e os representantes da administração foram conduzidos pelos mais de 1.200 m² de área do LESC e seus principais laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, onde conheceram alguns dos projetos-chave nas áreas de microeletrônica, circuitos integrados e testes de sistemas. Foi apresentado a eles o protótipo de um triciclo assistivo para crianças com hemiplegia (tipo de paralisia corporal), cujos projeto elétrico e testes técnicos estão sendo desenvolvidos no LESC.

Os visitantes também puderam conhecer de perto programas em curso, como um consórcio interuniversidades – que envolve, além da UFC, instituições como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul –, cujo objetivo é pós-graduar, via especialização, estudantes recém-graduados na área de microeletrônica e circuitos integrados, formando mão de obra de alto nível e atraindo empresas desse ramo industrial para o ambiente universitário. O espaço está em montagem no prédio.

Outra iniciativa visitada foi o projeto de extensão Clube do Hardware, que envolve, atualmente, 12 estudantes de graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações em atividades. O grupo oferece formações em áreas transversais ao universo do hardware, como minicursos em eletrônica digital – algumas delas são abertas à comunidade.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um protótipo de um triciclo assistivo para crianças com hemiplegia (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Em seguida, foi realizada uma apresentação no auditório do LESC sobre o desempenho do laboratório durante o período de credenciamento à EMBRAPII. Em 2023, foram mais de R$ 6 milhões em recursos executados nos projetos e, para os próximos seis anos, o LESC estima a execução de mais de R$ 50 milhões, entre verbas oriundas da EMBRAPII e das empresas privadas parceiras. “O modelo de atuação da EMBRAPII permite agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação das empresas”, afirmou o Prof. Jarbas Silveira, pesquisador do LESC.

Em paralelo aos projetos privados, o LESC possui ainda diversas parcerias internas e voltadas às necessidades da própria comunidade acadêmica. Um exemplo é a colaboração com o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), em um projeto de monitoramento de atletas, nos quais foram desenvolvidos sistemas que agregam acelerômetro, GPS e mapa de calor dos esportistas para acompanhamento mais efetivo durante as provas.

Ao final da programação, o reitor Custódio Almeida compartilhou relato sobre os trâmites administrativos envolvidos na renovação do credenciamento do LESC à EMBRAPII, que contou com articulação ativa da Reitoria no processo e, pela primeira vez, ocorreu via carta-convite. A visita foi encerrada com a ida da comitiva à laje do prédio, para estudar a possibilidade de construir mais um pavimento em futura expansão do laboratório.

“Eu preciso antecipar a intenção da Reitoria de integrar o ecossistema de inovação e propriedade intelectual da Universidade em uma única agência de inovação, que reunirá setores relacionados na PRPPG, na Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)”, afirmou Custódio Almeida no encerramento.

SOBRE O LESC – Criado em maio de 2004, com a missão de ser um laboratório de desenvolvimento e pesquisa de ponta, o LESC possui papel central no suporte acadêmico aos cursos de graduação e pós-graduação do DETI. É formado por uma equipe de professores, engenheiros de desenvolvimento, técnicos e estudantes, cuja composição reflete o fato de as atividades do laboratório incluírem não somente a pesquisa acadêmica, mas também o desenvolvimento de alta tecnologia, especialmente na área de Sistemas Embarcados Complexos, contemplada pela EMBRAPII. Os projetos desenvolvidos também contribuem fortemente para a formação de engenheiros de computação e de telecomunicações.

Fonte: Portal da Universidade Federal do Ceará – www.ufc.br