Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish

A tecnologia cearense em favor do esporte de alto rendimento

Data da publicação: 1 de agosto de 2024 Categoria: Notícias

No dia 31 de julho de 2024, o pesquisadores Prof. Túlio Luiz Banja Fernandes e o Eng. de Teleinformática David Freitas Moura Mota foram recebidos pelo Secretário de Esportes do Estado do Ceará, o Sr. Rogério Nogueira Pinheiro, para apresentar detalhes do projeto “ATLETEC”, que consiste em um sistema de rastreamento por GPS dotado de acelerômetros e giroscópios para acompanhamento da movimentação em campo de atletas de futebol. O sistema também pode ser aplicado em qualquer outra modalidade desde que tenha alcance de até 300 metros.

Apesar de outros produtos já utilizarem essa mesma tecnologia aplicada ao futebol, o sistema é inovador por calcular e mostrar EM TEMPO REAL as informações de deslocamento, aceleração e mapa de calor nas regiões do campo em que o atleta se movimenta. Essa característica confere ao sistema ATLETEC agilidade na obtenção das informações, dispensando a coleta de dados posterior à realização da atividade.

Nessa reunião, os pesquisadores do IEFES/UFC e a Secretaria de Esportes do Estado do Ceará discutiram a possibilidade de uso do Estádio de Futebol Governador Plácido Castelo, o “Castelão”, para a testagem do equipamento.

O projeto ATLETEC tem financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Biomecânica do Instituto de Educação Física e esportes (IEFES), Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) e do Departamento de Engenharia de Teleinformática, todos subunidades vinculadas à Universidade Federal do Ceará.

Fonte: Engenheiro de Teleinformática Dr. David Mota e Prof. Dr. Túlio Banja <iefes@ufc.br>